Consultoria/ Assessoria em Comunicação (Publicidade, Propaganda e Marketing)
A Assessoria em Comunicação é formada por, pelo menos, um profissional de cada área da comunicação social, ou seja, jornalistas, publicitários e relações-públicas. O trabalho exercido por essa assessoria é mais completo e aprofundado, por isso, o grupo de profissionais tende a formar o Departamento de Comunicação da empresa.
Dentre outros itens, identificar os pontos negativos da organização e tentar apresentar meios para solucioná-los, além de criar um ambiente harmônico entre os colaboradores, desde os funcionários até a diretoria. Saber direcionar as informações para os diversos públicos que abrange na comunicação interna e externa, e ainda desenvolver campanhas e propagandas publicitárias para que ela chegue ao seu público-alvo e o impacte, de forma a tirá-lo da inércia e levá-lo à ação de compra.
É nesse momento que se deve contar com a consultoria/assessoria especializada, ela oferece novos enfoques para antigos problemas, oferecendo assim soluções práticas e reais.
É importante também salientar que o retorno financeiro esperado pela empresa quando ela realiza determinadas ações de mercado, não cabe exclusivamente a eficiência da propaganda, do planejamento de mídia ou das estratégias de marketing utilizadas. A conversão da ação em retorno depende da integração de todos os pontos de contato da marca, como:
- a capacidade de resposta dos vendedores,
- o poder do produto em satisfazer os desejos do consumidor,
- a capacidade do cliente em dispor do investimento monetário necessário a aquisição do bem, etc.